A comunidade dos dos Remanescentes de Quilombo do Sertão de Itamambuca está localizada no município de Ubatuba, em uma área conhecida como Sertão de Itamambuca, litoral norte do Estado de São Paulo. O território possui extensão de 509 hectares e abriga cerca de 70 famílias quilombolas.
O histórico de ocupação do território data do início do século XIX, quando o local sediava uma fazenda de café, cuja produção era realizada com mão de obra escravizada de nossos ancestrais. Nas décadas de 1860-1870, houve um refluxo populacional na região com a concentração das produções cafeeiras no oeste paulista. Na época, a produção foi desativada, e alguns de nossos ancestrais, então escravizados, permaneceram no local, dando início ao que viria a se constituir como um território quilombola.
A Associação dos Remanescentes de Quilombo do Sertão de Itamambuca, organização que representa a comunidade, foi fundada em 2005, reconhecida pela Fundação Palmares em 2006 e em âmbito estadual, em 18 de novembro de 2010, pelo Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), quando teve seu Relatório Técnico Científico (RTC) publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Trilhas no Rio Itamambuca, Espigão, Agrofloresta e Pico do Caxambu, além de trilhas sensoriais.
Avistamento de aves nativas, em meio à Mata Atlântica! Possuímos registros de mais de 120 espécies de aves mapeadas.
Vivências com artesanato, culinária, dança, rodas de conversa, agrofloresta e plantas medicinais.
Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo do Sertão de Itamambuca – Todos os Direitos Reservados – 2023